Você ainda não tem um site para MOBILE?

Você tem um site, mas ele não abre adequadamente em um celular ou tablet? Corra e não deixe mais para amanha a adequação do site para a versão MOBILE, pois o Smartphone passa o PC e vira aparelho nº 1 para acessar internet no Brasil, segundo dados do IBGE o Celular está em 80% das casas e PC, em 76,6%, o Pnad mostra que, pela 1ª vez, internet chega a mais de 50% das casas.

 

Então preste atenção abaixo a algumas dicas para ter seu site responsivo:

O que é design responsivo ?

Design Responsivo é uma técnica de estruturação HTML e CSS, que consiste em adaptar o site ao browser do usuário sem que seja necessário definir várias folhas de estilos especíificaspara cada resolução, ou seja, é um tipo de design onde o layout fica fluído e variante de acordo com a resolução do usuário.

Esse tipo de design responsivo teve origem em 2010 com o objetivo de melhorar a experiência de navegação dos usuários de páginas web.

Por que devemos usar Design Responsivo?

Nos tempos atuais nós sabemos que a quantidade de dispositivos novos com acesso à internet que surgiram, além dos desktops e notebooks, é imensa, como smartphones, tablets, câmeras fotográficas e até mesmo geladeiras.

Pensando nisso, os desenvolvedores precisam ter uma preocupação muito maior de tornar seus websites disponíveis para esse público, é aí então que surge a importância de um website ser bem visto em qualquer dispositivo, independente da sua resolução de tela.

Mais do que uma simples tendência de design, o design responsivo é um conjunto de ferramentas e técnicas modernas que definem como o conteúdo será exibido ao usuário.

Veja a imagem abaixo onde mostra a diferença da porcentagem de acessos por dispositivos móveis em diferentes regiões do mundo entre os anos de 2010 e 2012.

 

Mantenha seu layout limpo

Isso pode parecer um pouco clichê, mas realmente não é. Muitos desenvolvedores criam seus websites com códigos sujos, muitas vezes gerados automaticamente por softwares e IDE’s que ajudam os iniciantes na criação dos projetos.

É extremamente importante que nessa nova fase de sites responsivos, que os desenvolvedores façam seus códigos limpos e que escrevam apenas códigos que serão usados de fato. Faça códigos o mais simples possível, evitando exageros desnecessários.

Fontes:

DevMedia

G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *